sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dardo Corona


Hoje quero apresentar-lhes um modelo muito raro feito sob a licença da Fiat no período de 1978 a 1985, pelas mãos do projetista Toni Bianco.

Trata-se do DARDO CORONA F1.3, tolamente inspirado no italiano Fiat X 1/9 (1972 a 1988), que Bianco veio a conhecer no Salão de Turim em 1977.


Fiat X 1/9


Tendo a certeza de que poderia produzir um auto parecido com o italiano em terras tupiniquins, levou a ideia para o grupo Caloi ao qual pertence a Corona S.A. (empresa especializada em transporte pesado e fabricação de tanques de armazenamento de líquidos), e essa foi aceita.

Toni fabricou o primeiro protótipo, com chassi tubular recoberto por uma carroceria de fibra de vidro, e motor central-traseiro 1300cc de 72cv que era o mesmo usado no Fiat 147 Rallye. Essa configuração foi mantida até 1981.

Apresentado no Salão do Automóvel em 1978 foi bem aceito chegando a receber 50 pedidos na primeira semana desse evento.


O pequeno targa recebeu em 1982 o motor Fiat 1500cc de 96 cv e cambio de 5 marchas até o fim de sua produção, podendo inclusive ser encontrado na versão turbo.

Infelizmente (para nós que babamos só de ver em fotos) foram fabricados apenas 300 unidades dessa joia.








                                                                                              Sr. Gera.

6 comentários:

  1. Legal cara!
    ótima lembrança, fazia tempo q não via esse carro. Da versão turbo nem sabia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também não fazia ideia da versão turbo, descobri enquanto fazia pesquisa para o post!

      Excluir
  2. mas não desanimem pois esta belezura logo estará rodando nas ruas com mecânica moderna e acabamento mais fino feito na cidade de cotia,aguardem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio Di Priolo, que Honra receber a sua visita no Platinado Power, espero não ter escrito nenhuma bobagem sobre o Dardo, e se houver um contato sobre seus Dardos, passa aí, terei o prazer de "postá-lo" em meu pequenino Blog!

      Excluir
  3. Oi sou siciliano de chiracuzza um verdadeiro Dia Priollo

    ResponderExcluir